Crianças que nunca viram ou sequer tocaram em um cachorro, porque moram no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), estão tendo o privilégio de receber visitas guiadas de cães de buscas e salvamento do Corpo de Bombeiros de Uberaba. A ação é uma parceria entre o Batalhão dos Bombeiros Militares e o Hospital para dar aos pacientes um tratamento alternativo e ajudar na recuperação, além de levar alegria aos pequeninos.

É como no caso da Maria Nicole Fernandes da Silva, de 6 anos. Desde os 7 meses de vida ela mora no HC. Nesta idade ela foi internada com pneumonia e durante o tratamento recebeu o diagnóstico de Atrofia Muscular Espinhal (AME), doença degenerativa e sem cura. Ela não tem os movimentos do pescoço pra baixo, respira por aparelhos e se alimenta por sonda.

Segundo a mãe, Shirlene Fernandes, de 46 anos, informou aos bombeiros, o sonho de Maria Nicole era conhecer um cachorro. Apesar das limitações físicas, ela tem o intelecto e as emoções preservados. No início deste mês ela não só conheceu, mas tocou o Thor, cão-bombeiro que fará as visitas guiadas.

Ele e outros cães são altamente treinados e, inclusive, fizeram um treinamento específico de dois dias para esta ação.

Para os bombeiros o projeto é de grande sucesso, pois ajuda de forma alternativa na sessões de terapia destas crianças que vivem no ambiente hospitalar.

São 6 crianças, com idades entre 4 e 6 anos. As visitas duram meia hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *