O Corpo de Bombeiros Militar de Uberaba iniciou nesta segunda-feira, 14, a capacitação de funcionários de usinas de álcool e açúcar da região da cidade para o combate aos princípios de incêndio em canaviais.
Ano passado a região foi fortemente atingida por incêndios em vegetação, em especial as lavouras de cana, milho, soja, eucalipto, cerrado.
A estratégia da Corporação nesta atividade é multiplicar maciçamente o conhecimento básico para que o inicio do combate ocorra em até 15 minutos.
Aplicando a doutrina de Proteção e Defesa Civil, pretende-se que cada empresa e propriedade esteja o mais preparada possível, que consiga zelar pela prevenção e pelo primeiro combate até a chegada dos bombeiros militares.
Isso fará a diferença para a redução da área queimada e, portanto, do dano ambiental.
O treinamento consta de 24h de aula, em 3 dias, nos quais estão sendo instruídos sobre o comportamento do fogo, influência da meteorologia, ferramentas, sistema de comando de operações, primeiros socorros, comunicação, etc
A primeira turma é formada por funcionários da Usina Uberaba e o curso está sendo realizado no Centro de Treinamento do CBMMG, no Bairro Univerdecidade, e conta com o apoio do Ministério Público do Meio Ambiente.