Uberlândia completou 130 anos de idade nesta sexta-feira, 31, mas um bairro muito conhecido na cidade também ficou mais velho: o Luizote de Freitas, que celebrou 38 anos. E quem mora nele desde sua inauguração lembra o quanto que ele cresceu e se tornou parte importante do município.
Gilberto Resende é o atual presidente da associação de moradores do Luizote de Freitas. Ele reside no bairro há 33 anos e lembra que o ex-presidente João Batista Figueiredo esteve presente em sua inauguração. E que muita gente não imaginava que o local iria prosperar tanto.
“Meu pai tirou casa aqui e várias outras pessoas tiraram casa aqui. E muita gente não acreditou no sucesso e na grandeza que seria, por que era uma fazenda. Construíram-se as casas, foram dadas pras pessoas de baixa renda, as pessoas acreditaram, tomamos o nome de Serra Pelada, e olha o que virou essa Serra Pelada. (…) Temos uma cidade dentro de outra cidade”, disse.
Quem mora no Luizote de Freitas desde a sua inauguração é o aposentado Amaurílio Oliveira da Silva, que reside na Rua Osvaldo Samora, uma das mais antigas do local. Ele lembra que quando chegou, não havia nada no entorno e que chegou a ficar 2 meses sem água e eletricidade. Mas que agora, não precisa sair do bairro para fazer suas compras, por exemplo.
“Eu não vou no Centro da cidade fácil. Eu passo uns seis meses sem ir no Centro da cidade, por que o que tem lá tem aqui no Luizote”, disse.
E em tom de brincadeira, o aposentado garante que só sai do Luizote de Freitas após falecer. “Daqui, só pro (Cemitério) Bom Pastor”, afirmou.
Informações: Marina Caixeta