No mês de janeiro a Prefeitura reativou o Mutirão Cidade Limpa e percorreu Uberlândia para realizar serviços de capina, roçagem, retirada de entulhos, varrição, tapa buracos e sinalização. Só que após algumas semanas, locais que já tinham sido visitados pelas equipes do município, como na avenida Doutor Laerte Vieira Gonçalves e na rua dos Clarinetes, estão na lista de reincidência e voltaram a ser alvo de pessoas que insistem em fazer o descarte incorreto de lixo. Esse tipo de comportamento exige que a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico retorne e refaça a retirada dos materiais.
Esse retrabalho atrasa o planejamento e impede a chegada dos serviços a outras regiões de Uberlândia. Para que se tenha uma ideia, os profissionais da secretaria tiveram que voltar de três a quatro vezes nos cerca de 100 pontos críticos para recolher lixo, móveis e eletrodomésticos estragados, caixas e outros itens descartados em locais impróprios. “Temos trabalhado para que Uberlândia volte a ser referência em limpeza e organização, mas precisamos do apoio da população para fazer com que isso aconteça. O serviço de coleta domiciliar, os ecopontos e até os caminhões cata-treco estão à disposição de todos para que a destinação seja feita do jeito certo”, diz o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Dorovaldo Rodrigues Júnior.
Dorovaldo aproveita para lembrar que a presença de lixo é prejudicial não apenas aos moradores do entorno de um ponto crítico, mas a todas as pessoas que vivem no bairro e suas redondezas. “Sujeira causa mau cheiro, atrai roedores, animais peçonhentos e insetos. E vale lembrar que as doenças causadas em decorrência do lixo não se restringem ao lugar que se encontra sujo: elas se espalham. É algo que muitas pessoas se esquecem”, salienta.
O secretário pede ainda o engajamento da comunidade e a ajuda na manutenção da limpeza dos lotes, ruas, avenidas e praças de Uberlândia. As boas práticas são essenciais para conscientizar e ajudar no monitoramento. “Se cada um de nós exercer o papel de cidadão, faremos que a cidade permaneça limpa”, finaliza Dorovaldo.
Cidade Limpa
O Cidade Limpa é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico com participação das secretarias de Obras, de Saúde e de Trânsito e Transportes, além do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Mais de 40 equipamentos, como caminhões e tratores são utilizados na realização de serviços emergenciais para a limpeza urbana em pontos considerados críticos. Cerca de 150 profissionais estão envolvidos no mutirão.
SECOM