Alunos do oitavo ano de um colégio particular de Uberlândia aproveitaram as aulas de robótica e o clima de eleições para criarem novas urnas eletrônicas e simularam uma votação entre os próprios estudantes.
Os próprios alunos foram os responsáveis pela criação dessas urnas eletrônicas, feitas durante as aulas de robóticas da escola. E assim que ficaram prontas, dois estudantes da turma se candidataram, apresentaram propostas aos demais colegas e uma votação foi realizada com sucesso.
A iniciativa é uma forma de despertar nos estudantes a consciência política ainda na adolescência e prepará-los para a época em que poderão exercer seu direito de votar.
“É muito importante por que cada vez mais eles vão aprendendo, eles vão entrando na questão política. E na matéria que a gente trabalha, a gente discute política, mas não no sentido de política partidarista. A gente discute política no sentido de cidadão mesmo”, explicou José Henrique Braga, professor de História e Geografia.
“Neste ano, veio a calhar a questão das eleições. Então, começamos a discutir com os alunos as propostas, o que faltou nessa eleição, por que essa eleição teve tantas propostas, mas ao mesmo tempo, um índice tão grande de rejeição também. Então, começamos a trabalhar isso com eles e surgiu a ideia de eleger dois alunos da sala pra se candidatarem”, explicou Suselaine da Fonseca Silva, professora de robótica.
Informações: Marina Caixeta