Pode ser de trança, fresco, padrão, muçarela, requeijão, curado, meia cura. São várias as opções para se produzir um queijo artesanal. Quando esse processo é amparado por uma equipe interdisciplinar, com qualidade e segurança alimentar, o resultado ganha ainda mais valor. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos realiza, a partir desta sexta-feira (3), a primeira Feira do Queijo e Mel do Triângulo Mineiro.
Com uma programação especial, o evento se estende até domingo (5), no primeiro piso do Uberlândia Shopping. A iniciativa chega para fortalecer ainda mais aqueles que produzem o queijo artesanal e o mel na microrregião do Triângulo Mineiro, em uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). As atividades acontecem das 12h às 22h nos dois primeiros dias e das 12h às 20h na data de encerramento.
O evento é mais uma ação do Programa Novo Agro, lançado em 2017 por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) e de Agropecuária. Além da degustação e da feira de produtos, um dos destaques do evento será a agenda de relacionamentos com fornecedores, promovida na sexta-feira (3), das 14h às 18h, como uma oportunidade de ampliar a rede, estabelecer parcerias e gerar novos negócios.
“O queijo minas artesanal apresenta forte apelo histórico, social, cultural e econômico, e ações para divulgação e valorização constante desse produto são necessárias, inclusive por fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido por essas famílias”, destacou o secretário municipal interino de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Paulo Scaldaferri.
Difusão de ideias
O Triângulo Mineiro é uma das sete regiões caracterizadas como produtoras de queijo artesanal em Minas Gerais. Há mais de 30 anos, Maria Ieda de Jesus produz queijo meia cura com o marido em sua propriedade na região de Campo Florido. Para ela, o evento desta semana será mais uma oportunidade para fortalecer o conhecimento sobre a produção.
“Sempre busquei aprender mais e, desde que regularizei o serviço, tenho muito mais segurança. Será muito importante ter essa oportunidade, a troca de experiências, e com isso também vai tornando o produto mais conhecido”, disse a produtora, que também marcou presença no primeiro Encontro de Produtores de Queijo Artesanal da Região do Triângulo Mineiro, realizado em março pela Secretaria de Agropecuária durante a Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2018.
Novo Agro
Lançado em novembro de 2017, o Programa Municipal de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais (Novo Agro) é desenvolvido em dois eixos estratégicos, com a produção e comercialização de negócios rurais. A iniciativa é amparada por cinco pilares: agricultura de pequeno porte, agroecologia, aqüicultura, turismo rural e resgate da gastronomia de identidade local. Até então, mais de dois mil produtores rurais já foram beneficiados com o projeto, que ganha um novo capítulo esta semana.
“Todo esse evento é feito dentro do pilar da agroindústria de pequeno porte, que é a que produz o queijo. Reuniremos todos aqueles que exercem essa produção na nossa microrregião, fortalecendo o comércio e levando ao conhecimento de toda a população os produtores e seus produtos. É uma forma de agregar ainda mais valor, além de qualidade e segurança também”, afirmou Adélia Rodrigues Guimarães, coordenadora da Inspeção de Agroindústria Rural da secretaria de Agropecuária.
Participe!
O quê: 1ª Feira de Queijo e Mel do Triângulo Mineiro
Quando: sexta-feira (3) e sábado (4), das 12h às 22h, e domingo (5), das 12h às 20h.
Onde: Uberlândia Shopping, primeiro piso.
Entrada franca!
Prefeitura de Uberlândia