O sucesso do esporte mineiro em 2016 foi celebrado, na noite de terça-feira, 13, no evento “Melhores do Ano”, em Belo Horizonte, no Iate Tênis Clube. A solenidade, realizada pela Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) com apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), rendeu homenagens a atletas, técnicos, entidades, municípios e personalidades diversas.
Representantes de 55 municípios de 14 territórios mineiros foram contemplados, entre eles, estava o professor Walter Gonçalves de Moraes, da Escola Estadual Padre Antônio Vieira da cidade de Santos Dumont. Ele foi escolhido melhor técnico de badminton dos Jogos Escolares de Minas Gerais neste ano em três categorias: feminino e masculino no módulo I e feminino módulo II.
“É uma satisfação muito grande ver que o Governo do Estado possibilita, ao profissional, a valorização da luta diária de tentar formar uma equipe forte, de tentar motivar os alunos para poderem seguir no caminho do esporte e não outros caminhos que a vida proporciona de uma maneira até mais fácil”, celebrou Walter, premiado pela primeira vez.
Para ele, o reconhecimento serve como um grande incentivo para prosseguir com o trabalho e auxiliar os alunos a se desenvolverem como atletas. “É muito bom ter a certeza de que, além dos resultados dentro das quadras, existe esse resultado aqui fora, existe essa solenidade onde os alunos têm a oportunidade de estar com várias autoridades, vários nomes do esporte mineiro e isso motiva cada vez mais não só aqueles que já conseguiram, mas também aqueles que estão na caminhada e podem buscar essa conquista”, encerrou.
De acordo com o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, o ano de 2016 foi muito importante para o projeto da secretaria. “Conseguimos aumentar a capilaridade das ações esportivas no estado e ser cada vez mais próximos dos municípios. Trouxemos para Minas Gerais grandes eventos e apoiamos outros que deixaram a população mais próxima do alto rendimento. Hoje, além de reconhecer os melhores do ano de 2016, quero agradecer a grande contribuição de todos”, disse.
O coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016, Carlos Henrique, ressaltou a parceria com diversos entes que contribuíram para o pleno sucesso esportivo do estado em 2016 e parabenizou, mais uma vez, o governador Fernando Pimentel, por dar caráter exclusivo à Secretaria de Esportes, não integrando-a com outras políticas.
“Esse é um momento muito importante na vida de todos nós, gestores públicos do esporte, dos parceiros do Governo do Estado que aqui estão e dos atletas, que são exemplos para a sociedade. Esse ano olímpico, certamente, fez com que a mensagem do esporte chegasse ao coração do povo mineiro e do povo brasileiro devido à sua capacidade de superação, de integração, de socialização, de superar desafios, metas e obstáculos”, citou.
Na oportunidade, foram homenageados representantes de órgãos que compuseram o Núcleo de Articulação Minas 2016 e estiveram presentes nas ações relacionadas aos Jogos Olímpicos que aconteceram no estado, como o secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Sérgio Barboza Menezes, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Murilo de Campos Valadares, o secretário de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais (Seccri), Marco Antônio de Rezende Teixeira, e o assessor extraordinário da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, coronel Francisco Lino Neto. A Secretaria Geral da Governadoria foi representada pelo chefe de gabinete, Wesley Costa, e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), pela superintendente Eleonora Xavier Paes.
Na solenidade foram contempladas, ainda, as cinco cidades que obtiveram melhor pontuação no ICMS Esportivo – ano base 2015: Caratinga, Itajubá, Bom Despacho, Rio Pomba e Pitangui, respectivamente.
Atletas que se destacaram nos Jogos de Minas Gerais, atletas e técnicos do JEMG, além de Superintendências Regionais de Ensino, também receberam a homenagem da Seesp, assim como beneficiários do programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico. Na página da Secretaria no Facebook, pode ser acessado um álbum com fotos do evento.
Reconhecimento
A Seesp homenageou também as cinco empresas que mais destinaram recursos a projetos aprovados pelo Minas Esportiva Incentivo ao Esporte. Primeira colocada pelo segundo ano consecutivo, a ArcelorMittal foi representada pela gerente de Cultura e Esporte, Adriana do Carmo.
“Nós acreditamos na transformação por meio do esporte e nosso objetivo é continuar utilizando a Lei de Incentivo. Só no ano de 2016, foi possível incentivar 14 projetos em 10 municípios mineiros, atendendo mais de 30 mil beneficiários e nós gostaríamos de agradecer a Secretaria de Estado de Esportes por permitir o atendimento de tantas pessoas por meio do Minas Esportiva Incentivo ao Esporte”, disse.
Também receberam a medalha de honra ao mérito da Seesp: Usiminas, Cimento Nacional, Ambev e Sada. As empresas também são apoiadoras e parceiras da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
Seminários
No Iate Clube, durante o dia, também na terça-feira, 13, foram realizados Seminários de Avaliação das edições de 2016 dos Jogos de Minas Gerais e dos Jogos Escolares – JEMG. Na oportunidade, participaram representantes municipais de vários territórios mineiros que puderam conferir os números e resultados alcançados pelo evento neste ano, além de opinar sobre possíveis alterações para o próximo ano.
Clique aqui para conferir a lista de homenageados
Confira, neste link, quais foram os municípios contemplados e o número de homenagens recebidas por representantes de cada cidade.
Agência Minas