Foi encerrada, na última sexta-feira, 25, em São Paulo (SP), a edição 2016 das Paralimpíadas Escolares. A competição, realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, é considerada o maior evento paradesportivo para atletas com idade escolar (12 a 17 anos) do mundo e contou com a participação de mais de 900 atletas de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal. Minas Gerais esteve representada por 64 alunos-atletas de 17 cidades. Juntos, eles garantiram 54 medalhas para a delegação mineira: 30 de ouro, 12 de prata e 12 de bronze.
Entre os destaques, esteve a equipe de tênis de mesa, composta pelos atletas Aline Mariano, Tainá Damasceno e Matheus Toledo (Apae de Patrocínio); Matheus Batista e Maria Laura Freitas (Programa Superar, de Belo Horizonte) e Laiza Silva (E.E. Prof. Plínio Ribeiro, de Montes Claros). Com sete medalhas conquistadas (cinco de ouro, uma de prata e uma de bronze), os mineiros terminaram as Paralimpíadas Escolares na primeira colocação geral.
Quem também fez bonito foi o time mineiro de goalball. A equipe formada por José Gabriel Lopes, Júlio Cezar Neto Glória; Marcio Augusto M. de Carvalho e Victor Manoel P. de Oliveira, da Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas, e por Danilo Cardoso Isidoro, da E.E. Prof. Plínio Ribeiro – Montes Claros. O time passou pela forte equipe de São Paulo nas semifinais ao vencer por 11 a 8. Na decisão, enfrentou a Paraíba e ficou com a prata.
O atletismo foi a modalidade responsável pelo maior número de conquistas para Minas Gerais. Foram 36 pódios, com 20 medalhas de ouro, 09 de prata e 07 de bronze. Já na natação, os mineiros venceram 06 provas, além de faturar um segundo lugar e quatro terceiros, totalizando mais 11 medalhas para o Time MG.
Festa em Corinto
Nesta segunda-feira, 28, o atleta Gabriel Araújo foi recebido com festa em Corinto, na região Central do estado. Após conquistar ser campeão de três provas nas Paralimpíadas Escolares, o jovem voltou para casa com status de estrela. Uma carreata foi organizada para celebrar as vitórias de Gabriel e várias pessoas saíram às ruas para ver de perto as medalhas douradas que ele, orgulhosamente, carregava no peito.
Agência Minas