Ron DeSantis quer que a vice, Emma Weyant, seja declarada campeã na prova de 500 jardas livre feminina da NCAA
O governador da Flórida, Ron DeSantis (Partido Republicano), disse que pretende anular o título de Lia Thomas, uma mulher trans, na prova de 500 jardas livre feminina da natação feminina da NCAA (liga universitária norte-americana). O político quer que a vice, Emma Weyant, seja declarada campeã.
“Precisamos parar de permitir que organizações como a NCAA perpetuem fraudes no público, e é exatamente isso que eles estão fazendo”, disse DeSantis.
“Se a NCAA estivesse disposta a garantir a integridade da competição feminina, ela (Emma, a vice) teria sido coroada campeã nacional. Ela mereceu isso. Precisamos honrar isso apropriadamente”, acrescentou.
Aos 22 anos, Lia Thomas se tornou a primeira mulher trans a conquistar um título da liga universitária americana. O título gerou polêmica por suposto boicote das adversárias, que não subiram ao pódio.
Erica Sullivan, no entanto, afirmou que não foi um boicote. “Ser submetida a falsas alegações na mídia conservadora devido a esta foto com minhas amigas de Tóquio não é algo que acontece todos os dias. Como a foto ainda está circulando, achei que seria mais fácil postar a foto pretendida junto com outra foto minha apertando a mão de Lia depois de sua INCRÍVEL prova de 500 jardas livre. Realmente não poderia ter passado por esse caos sem minha incrível equipe que me defendeu quando senti que estava sendo deturpada e trabalhando tão duro quanto eles para me motivar a fazer o meu melhor pelo Texas. Também agradeço à minha namorada incrível que editou meu artigo com a Newsweek apoiando Lia. Não teria sido capaz de soar tão eloquente ou poderosa sem sua mente e voz incríveis”, escreveu.
Contrariando as expectativas, Lia não performou abaixo dos 4m24s06 – recorde universitário que pertence à campeã olímpica Katie Ledecky. Quase 9 segundos acima, Lia Thomas garantiu a primeira posição com 4m33s24, à frente de Emma Weyant (4m34s99), Erica Sullivan (4m35s92s) e Brooke Forde (4m34s99).