Uberabense saiu vitorioso de segundo jogo da chave qualificatória e irá enfrentar um tenista espanhol por vaga na chave principal em Paris
O Triângulo Mineiro poderá ter um representante entre os melhores tenistas do mundo no torneio de Roland Garros. João Menezes, natural de Uberaba, está em Paris, em busca de uma vaga no Aberto da França. O atleta é o atual número 210 do ranking mundial, da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), e está a uma vitória de alcançar pela primeira vez na carreira a chave principal de um Grand Slam. Na disputa do qualificatório, o brasileiro eliminou um tenista de uma grande escola do esporte. Na estreia, João Menezes bateu o sueco Elias Ymer por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4 em 1 hora e 40 minutos, O adversário está mais bem ranqueado que o mineiro, na posição 193.
Nesta quarta-feira (26), João enfrentou novamente um tenista melhor ranqueado, desta vez, o canadense Steven Diez, número 189. Em apenas 1 hora e 17 minutos, o terceiro melhor brasileiro do ranking, despachou o adversário em 2 sets a 0, vencendo por 6 a 3 no primeiro set e um incrível 6 a 0 no segundo set. Com a vitória, o tenista que irá representar o Brasil na Olimpíada de Tóquio, avança para a última rodada da chave de qualificação e terá pela frente o cabeça de chave número 22. Nesta quinta-feira (27), não antes das 5h30m da manhã, no Horário de Brasília, João Menezes irá enfrentar o espanhol Carlos Taberner, 23 anos, número 137 do mundo.
Caso vença, o representante de Minas Gerais no torneio de simples de Roland Garros, alcançará pela primeira vez na carreira a chave principal de um grand slam. O brasileiro chegou perto em 2019, quando avançou também até a terceira rodada do qualificatório do US Open, naquela que foi a primeira oportunidade de entrar em um Grand Slam. Na temporada passada, João caiu na estreia do quali do Australian Open e na segunda rodada da qualificação para Roland Garros. No primeiro Grand Slam disputado em 2021, o Aberto da Austrália, o uberabense avançou até a segunda rodada, ficando a duas vitórias da chave principal.