E o impasse a respeito do segundo finalista do Campeonato Amador, após a confusão que suspendeu a semifinal entre Luizote e Tocantins no ultimo dia 19, continua. O motivo é que Tribunal de Justiça Desportiva de Uberlândia (TJDU) decidiu que irá julgar a equipe do Luizote apenas em questões disciplinares.
Essa decisão significa que não há chance da equipe ser eliminada da competição por meio do que for julgado pelo TJDU. O tribunal poderá apenas impor a perda de mando de campo para o Luizote ou fazer a equipe pagar uma multa, que poderá ser revertida em ações sociais, com distribuição de cestas básicas. A decisão sairá na próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro.
Desta forma, é a própria Liga Uberlandense de Futebol (LUF), organizadora do Campeonato Amador, que terá de decidir como que será definido o segundo finalista.
De acordo com o artigo 22 do regulamento da competição, a partida foi suspensa de acordo com dois itens: falta de garantia ou conflitos ou distúrbios graves, no campo ou no estádio. E segundos as leis aplicadas, a partida terminaria 1 a 0 para o Tabajara. O placar agregado dos dois jogos seria de 2 a 2, o que forçaria a disputa de pênaltis para a decisão da vaga.
Decisão pode ocorrer no Parque do Sabiá
O Ministério Público Estadual pediu para que a LUF não organize tanto a disputa de pênaltis da semifinal (se ela realmente ocorrer) quanto à final do Campeonato Amador no Estádio Airton Borges por questões de segurança. E sugeriu que a competição prossiga no Estádio Parque do Sabiá, que possui estrutura melhor para evitar uma nova confusão semelhante.
A Polícia Militar (PM) também já foi solicitada para que mantenha equipes prontas para o andamento da competição como forma de evitar novas confusões da mesma natureza.
Informações: Vinícius Lemos