O Paris Saint-Germain trocaria o ataque formado por Neymar, Cavani e Mbappé pelo trio Neymar, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho? Como nunca saberemos a resposta do xeque Nasser Al-Khelaifi e do técnico Unai Emery, a justificativa para a provocação é a seguinte: anfitrião da Seleção Brasileira no período de treinos antes do amistoso desta sexta-feira contra o Japão, o clube francês é o mais ofensivo da Europa na temporada 2017/2018. Só o trio CMN contribuiu com 24: 13 de Cavani, 7 de Neymar e 4 de Mbappé.
Curiosamente, o PSG é o maior fornecedor de pés de obra para a Seleção Brasileira. Além do camisa 10 Neymar, estão praticamente certos na lista final para a Rússia o lateral-direito Daniel Alves e os zagueiros Marquinhos e Thiago Silva, ou seja, quatro dos 25 chamados para os amistosos contra o Japão, nesta sexta, em Lille, e a Inglaterra, na terça, em Londres.
O Correio Braziliense comparou o número de gols marcados pelos times das cinco principais ligas nacionais do Velho Continente. Nenhum time balançou as redes tantas vezes quanto o Paris Saint-Germain. Entre tapas e beijos, a comissão de frente formada pelos desafetos Neymar e Cavani e o bom menino Mbappé é responsável pelo sucesso. Líder isolado do Campeonato Francês, o PSG já marcou 39 gols.
O segundo ataque mais eficiente da Europa também tem um brasileiro no elenco. Primeiro colocado no Campeonato Inglês, o Manchester City, de Pep Guardiola, conta com a presença de área de Gabriel Jesus para ter um gol a menos do que o PSG na temporada e ocupar a segunda colocação no ranking.
O terceiro lugar é da Juventus. A equipe do lateral Alex Sandro e do meia atacante Douglas Costa marcou 35 vezes no Campeonato Italiano. Convocado por Tite para uma nova fase de testes na Seleção, o zagueiro Jemerson garante a segurança defensiva do Monaco. A equipe do principado tem o quarto melhor ataque da Europa com 34 gols.
A quinta posição é do Napoli e do Lyon, com 32 cada. A Lazio aparece em sétimo lugar. Acredite se quiser: à frente do Barcelona, de Paulinho. Carente dos gols de Neymar, o clube catalão ocupa o oitavo lugar na relação. Valencia e Borussia Dortmund fecham o TOP 10.
OS TIMES MAIS OFENSIVOS DA EUROPA
Número de gols marcados nas ligas nacionais na temporada 2017/2018
- Paris Saint-Germain (39)
- Manchester City (38)
- Juventus (35)
- Monaco (34)
- Napoli (32)
- Lyon (32)
- Lazio (31)
- Barcelona (30)
- Valencia (30)
- Borussia Dortmund (28)
- Bayern de Munique (27)
- Olympique de Marselha (26)
- Real Sociedad (24)
- Sampdoria (24)
- Manchester United (23)
- Internazionale (23)
- Bayer Leverkusen (23)
- Real Madrid (22)
- Celta (22)
- Liverpool (21)
Superesportes