Seleção canarinho venceu todos os cinco torneios disputados em solo nacional e vai em busca do décimo título na história da competição

O Brasil foi confirmado como a sede do torneio de seleções mais antigo do mundo, a Copa América. Esta será a sexta vez na história que a seleção será anfitriã do torneio. Nas outras cinco oportunidades, o Brasil saiu como o vencedor em todas.

Em 1919, foi a primeira conquista da história da seleção. Com o lendário Friedenreich, o Brasil venceu aquele que viria ser o time mais temido do mundo nos anos seguintes, o Uruguai. No jogo realizado no Estádio das Laranjeiras, a vitória veio na prorrogação, por 1 a 0, gol da lenda. Com a mesma base de jogadores e também com o campeonato sendo realizado no Brasil, a seleção conquistou o bicampeonato em 1922.

Somente 27 anos depois, em 1949, o Brasil voltaria a sediar a Copa América e também a conquistar o título. Com Barbosa, Zizinho, Jair e Ademir, a seleção de Flávio Costa venceu o Paraguai na decisão em São Januário, por 7 a 0. Depois da conquista, o Brasil venceu três copas do mundo nas décadas seguintes, porém sem ter êxito na competição sul-americana.

Em 1989, quarenta anos depois da última vez que o Brasil sediou e conquistou o caneco, a seleção repetiria o feito. Com Taffarel, Bebeto e Romário, o Brasil conquistou o primeiro título no Maracanã, ao vencer os uruguaios, por 1 a 0, com gol do baixinho.

A última conquista veio em 2019, quando o Brasil voltou a ser sede, após um hiato de 30 anos. Porém, desta vez a seleção já acumulava mais 5 títulos, somando oito troféus do torneio. Com Daniel Alves sendo eleito o melhor jogador da Copa América, o Brasil levantou a taça pela nona vez, de novo no Maracanã, vencendo o Peru, por 3 a 1.

Apesar de ser extremamente prestigiada, grandes nomes do futebol sul-americano nunca foram campeões da competição. Pelé, Maradona e Zico são alguns deles. O Rei e o Galinho disputaram uma única vez, enquanto o argentino tentou o título em três oportunidades. Neymar, que ficou fora em 2019, tentará a sua primeira conquista este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *