Depois de três derrotas consecutivas, o Atlético volta as atenções para a Copa do Brasil com dois objetivos em mente: dar chances a jogadores que não têm atuado com tanta frequência e, é claro, garantir a classificação às oitavas de final com mais uma vitória sobre o Ferroviário-CE. As equipes se enfrentam a partir das 21h45 desta quarta-feira, no Castelão, em Fortaleza, pela quarta fase da competição nacional.
O Atlético chega à partida no Ceará com uma ampla vantagem. Afinal, o time alvinegro venceu o jogo de ida por 4 a 0. Ricardo Oliveira, Otero (duas vezes) e Erik balançaram as redes no Independência. Dessa forma, os visitantes podem até perder por 3 a 0 – ou por quatro gols de diferença, desde que marquem pelo menos uma vez – e, mesmo assim, avançam.
O técnico Thiago Larghi tem quatro desfalques certos para a partida. Leonardo Silva (lesão na coxa direita), Fábio Santos (concussão), Adilson (pancada no tornozelo direito) e Cazares (lesão na coxa esquerda) não atuarão.
Larghi poupará ainda outros jogadores. Dos titulares do time considerado ‘ideal’, apenas Victor deverá iniciar o jogo. Ao menos foi isso o que o treinador interino indicou no treino de reconhecimento do gramado do Castelão, na noite dessa terça-feira. Nomes como Felipe Santana, Lucas Cândido, Alerrandro e o muito criticado Róger Guedes devem ganhar oportunidade.
Companhias ilustres
O time que avançar às oitavas de final se juntará às equipes ‘pré-classificadas’. Participantes da Copa Libertadores (Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e Vasco), além dos campeões de 2017 da Série B (América), da Copa do Nordeste (Bahia) e da Copa Verde (Luverdense) entram na Copa do Brasil nesta etapa da competição. O sorteio dos confrontos será nesta sexta-feira, a partir das 11h, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.
O adversário
O Ferroviário-CE passou por reformulação no elenco após a goleada sofrida para o Atlético. O técnico Ademir Fonseca foi demitido e deu lugar a Maurílio Silva. Além disso, nove jogadores foram dispensados pelo clube: Glauber, Batata, Jean Melo, Clemer, Andrei, Diego Silva, Castro, Cristiano e Mota. O último deles, inclusive, anunciou a aposentadoria do futebol.
Em contrapartida, cinco nomes foram anunciados para a disputa da Série D, que tem início em 22 de abril: Esquerdinha, Leanderson, Edson Carius, Lucas Mendes e Guedes.
Dos reforços, dois deles devem entrar em campo nesta quarta-feira: Leanderson e Esquerdinha. Outra novidade, Lucas Mendes será opção no banco de reservas.
Superesportes