A jogadora brasileira Marta, seis vezes melhor do mundo pela Fifa, fez história mais uma vez ao se tornar a primeira mulher a colocar seus pés na calçada da fama do estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. A homenagem ocorreu na noite desta segunda-feira (11), quando a camisa 10 da seleção brasileira de futebol feminino imortalizou num molde seu pés tamanho 36. A obra ocupará o mesmo espaço que a de outros ídolos como Pelé, Garrincha, Rivelino e Zico A brasileira é a primeira jogadora de futebol a moldar os pés na Calçada da Fama. “É mais uma cerejinha no bolo, representando todas as mulheres que lutam constantemente no esporte em geral.
Eu espero que não seja a única e tenham outras mulheres deixando suas marcas aqui”, enfatiza.
Marta também contará com uma estação exclusiva, na qual ficará disponível todo seu acervo pessoal, como troféu, chuteiras, entre outros itens. O local será inaugurado ainda neste mês.
Após o evento, a atacante pediu mais apoio do próximo governo ao esporte brasileiro. “A gente não pode só falar do futebol feminino. Temos que falar do esporte em geral. A gente tem atletas em várias modalidades com talento enorme e que passam por muitas dificuldades, principalmente de apoio, de opção de trabalho, de manter um padrão”, explicou Marta.
Ela ressaltou que é preciso ter novas “políticas de incentivo, principalmente nas escolas”, para os atletas, cada vez mais, representar o Brasil e inspirar as crianças a praticar o esporte”.
Marta, de 32 anos de idade, já conquistou medalha de ouro nos pan-americanos de 2003 e 2007 e prata nas Olimpíadas de 2004 e 2008.
Ansa Brasil