Em posição intermediária na classificação, o América enfrenta o Sport nesta quarta-feira, às 21h, na Ilha do Retiro, para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro, começar bem o returno e abrir distância da zona de perigo. O jogo será um confronto direto por posição, já que o Coelho, com 22 pontos, será ultrapassado pelo Leão do Recife em caso de derrota fora de casa.
O América espera melhorar o aproveitamento como visitante no Brasileiro, para subir na classificação e se distanciar ainda mais do Sport e de outras equipes que estão na briga contra a zona de descenso. O Coelho só venceu uma vez fora de casa, diante do Santos, por 1 a 0, na Vila Belmiro, na 16ª rodada, e tem rendimento de 14%. Sem ganhar há três partidas na competição – perdeu para o Bahia (1 a 0), em Salvador, e empatou com Palmeiras e Fluminense (ambos sem gols) no Horto -, o time mineiro espera quebrar o jejum na Ilha do Retiro.
Peça-chave no esquema do técnico Adilson Batista, o lateral-esquerdo Giovanni, que tem atuado mais avançado, participando da criação ofensiva, crê em uma vitória fora de casa. Ele se apoia na goleada do América diante do Sport, por 3 a 0, no Independência, na estreia no Brasileiro. “Conseguimos vencê-los na estreia, mas eles estão em um momento difícil e em começo de trabalho com outro treinador. Então, buscarão sufocar a gente e precisamos ter muita sabedoria”, receitou.
Pelo fato de ser duelo direto por posição, Giovanni recomendou ainda muita atenção aos companheiros. “Se venceremos, vamos tirar três pontos de um concorrente direto na nossa briga. Temos que estar muito concentrados nisso. É importante buscar pontos fora de casa, como fizemos contra o Santos, um triunfo heroico. É difícil, mas temos condições de buscar outras vitórias fora”, enfatizou o lateral, que volta após desfalcar o Coelho diante do Fluminense, por cláusula contratual, já que está emprestado pelo Tricolor.
Problemas nas laterais
O retorno de Giovanni veio em boa hora, pois Adilson Batista perdeu o lateral-esquerdo Carlinhos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Na direita, Aderlan e Norberto serão desfalques, o que poderá levar o treinador a deslocar o volante Juninho para o setor. O atacante Robinho, que também não ficou à disposição contra o Fluminense por causa de cláusula contratual, será opção no banco.
Leão pressionado
O Sport entrará em campo pressionado a se recuperar em casa, pois não vence há nove partidas. Com 20 pontos e lutando para não entrar na zona de rebaixamento, o Leão vem de derrota para o Santos (3 a 0), fora, na reestreia do técnico Eduardo Baptista na Ilha do Retiro. O treinador não terá o meia-atacante Rogério, suspenso. Morato será o substituto.
Superesportes