O hiato de 17 dias para a disputa das Eliminatórias da copa do Mundo terminou, a Série B foi retomada e o América conquistou uma importante vitória rumo ao acesso para a primeira divisão do futebol brasileiro. Nesta sexta-feira, com gol de Luan, o Coelho venceu o Paysandu por 1 a 0, no Mangueirão, em Belém, recuperou os pontos perdidos para o Papão no duelo do primeiro turno no Independência.
A vitória tem um sabor ainda mais agradável para o América. Com os três pontos, o Coelho volta à liderança da Série B do Brasileiro. A equipe mineira chegou aos 44 pontos e deve torcer por um tropeço do Internacional, que tem 42 e enfrenta o Juventude, neste sábado, em Caxias do Sul.
Na próxima rodada da Série B, o América tem mais um duelo complicado fora de casa. O Coelho encara o Ceará, no Castelão, às 21h30 da próxima sexta-feira. Por sua vez, o Paysandu faz mais um jogo no Mangueirão. O Papão recebe o ABC, às 16h30 do sábado.
O jogo – Depois de 17 dias de pausa na disputa da Série B, América e Paysandu mostraram que passaram esse período fazendo o dever de casa e estudando o adversário. Os primeiros 15 minutos da partida foram de intensa marcação e poucas oportunidades de gol. O Coelho conseguiu alguns espaços pelas pontas, mas teve dificuldades no arremate.
Na primeira boa chance, aos 17min, Giovanni avançou pela ponta esquerda e achou Luan sozinho na área. O atacante americano dominou e chutou tirando do goleiro Emerson, mas acabou acertando a trave. Mesmo jogando na casa do rival, o América tomava a iniciativa e prendia a bola no ataque. O Paysandu tentava as saídas rápidas em contra golpes.
O América fazia por merecer o gol. A equipe comandada por Enderson Moreira se defendia com consistência e levava perigo na ofensiva. No entanto, o Coelho precisou contar com a sorte para abrir o placar. Aos 35min, Luan teve espaço na intermediária, dominou a bola e arriscou. A finalização desviou no zagueiro Perema e matou Emerson. 0 a 1.
Precisando de mais presença no ataque para buscar o empate, o Paysandu voltou para o segundo tempo com a marcação mais avançada e pressionando o América nos minutos iniciais da etapa complementar. Aos 15min, o técnico Marquinhos Santos trocou duas peças no seu ataque. Saíram Anselmo e Welinton Junior para as entradas de Magno e Marcão.
Aos 21min, a mudança no Papão quase rendeu. Lima perdeu bola na intermediária e, na sequência, Marcão balançou as redes. O lance, no entanto, foi invalidado corretamente por impedimento do atacante alviceleste. Pressionado, Enderson Moreira tentou dar uma saída mais rápida ao time e colocou Gérson Magrão na vaga de Renan Oliveira.
Marquinhos Santos tentou sua última alteração, com Lucas Taylor no lugar de Ayrton, mas a estratégia do Papão caiu por terra dois minutos depois. Aos 33min, Peri tentou cortar um lance próximo da área, colocou o braço na bola e foi expulso.
Mesmo com muitos espaços para contra-atacar, o América não conseguiu ampliar e terra mais tranquilidade no fim da partida. O Coelho ainda levou um susto depois de mais um erro do zagueiro Lima. João Ricardo salvou ao defender chute de Magno. Final, vitória alviverde.
PAYSANDU 0 x 1 AMÉRICA
Paysandu
Emerson; Ayrton (Lucas Taylor), Diego Ivo, Perema e Peri; Renato Augusto, Rodrigo Andrade, Rodrigo e Welinton Junior (Marcão); Bergson e Anselmo (Magno)
Técnico: Marquinhos Santos
América
João Ricardo; Ceará, Lima, Rafael Lima e Giovanni; Juninho, Ernandes (David), Matheusinho, Renan Oliveira (Gérson Magrão) e Luan; Bill (Hugo Cabral)
Técnico: Enderson Moreira
Gols: Luan, aos 35′ do 1ºT (América)
Cartões amarelos: Ceará e Lima (América); Rodrigo Andrade, Ayrton e Peri [2x] (Paysandu)
Cartão vermelho: Peri (Paysandu)
Motivo: 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Mangueirão, em Belém (PA)
Data e horário: 08 de setembro (sexta-feira), às 21h30
Público: 4.950
Renda: R$ 74.750,00
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL/CBF)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo (AL/CBF) e Rondinelle dos Santos Tavares (AL/CBF)
Superesportes