Desde segunda (17), desportistas de todo o estado já podem se inscrever para competir nos Jogos do Interior de Minas Virtuais (JIMIVirtual), em 5 modalidades diferentes. A competição, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp) que  adotou o formato remoto nesta edição para seguir as recomendações das autoridades de saúde e evitar a disseminação da Covid-19.

A competição virtual gira em torno de desafios que devem ser cumpridos pelos competidores em cada uma das modalidades disponíveis: basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei, sendo que cada uma delas possui regulamentos específicos. O desafio deve ser gravado em vídeo pelo competidor em um determinado período de tempo, e enviado para avaliação da coordenação através do formulário de inscrição, onde também são informados outros dados pessoais.

De acordo com o superintendente de Programas Esportivos da Subsecretaria de Esportes, Frederico Pessoa, “a realização do JIMI Virtual é muito importante, pois estimula a prática da atividade física de forma responsável e, ao mesmo tempo, reativa a competição entre os municípios mineiros. O JIMI Virtual é uma das muitas ações que a equipe da Subsecretaria de Esportes desenvolveu durante a pandemia propiciando, assim, que o esporte chegue até a casa de cada cidadã e cidadão mineiro”, explica.

Para participar, o atleta deve ter mais de 16 anos, e primeiramente, precisa acessar o regulamento geral da competição. Os atletas podem participar em mais de uma modalidade, sendo restrito o envio de 1 vídeo em cada uma delas. A boa qualidade do vídeo enviado é essencial para a participação efetiva na batalha.

O JIMI Virtual será realizado em duas etapas, sendo a primeira delas a disputa microrregional, onde se classificam os 2 primeiros colocados de cada região. Ao todo, serão 16 classificados masculinos e 16 femininos para a etapa estadual, que vai premiar os 3 primeiros colocados de cada modalidade em data ainda a ser definida.

Solidariedade

Durante a realização do JIMIVirtual, também será executada a Campanha Solidariedade, em parceria com o Hemominas e a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A campanha visa arrecadar doações de sangue para a fundação, em todas as partes do estado.

Cada participante do JIMIVirtual poderá agendar e fazer a doação em uma unidade do Hemominas próxima de sua residência. A campanha visa estimular os desportistas a doarem, e por isso, não está condicionada à participação na competição, deixando as doações voltadas apenas para quem tem interesse em ser solidário.

As instruções estão disponíveis no site do Hemominas, em www.hemominas.mg.gov.br.

Fonte: SEDESE MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *