A Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia informou nesta quinta (3) que, após análises feitas em Belo Horizonte, um dos morcegos capturados no mês de fevereiro testou positivo para o vírus da raiva. De acordo com a Prefeitura, equipes do Programa de Controle da Raiva realizaram uma ação de bloqueio na região Central, em uma área de 300 metros de onde o morcego foi encontrado.
A ação de bloqueio realizada agentes do Centro de Controle de Zoonoses ocorreu entre os dias 18 e 20 de fevereiro, com a vacinação contra a raiva de 42 animais.
Se um morador encontrar um morcego vivo ou morto no chão, deve ligar para o Centro de Controle de Animais para resgatar o animal. Recomenda-se que até que a coleta seja realizada, as pessoas evitem o contato direto e isolem o animal com baldes ou caixas.
Raiva
A raiva é uma doença transmitida ao homem através da saliva e secreções de animais infectados, principalmente por mordidas, arranhões e lambidas. Cães e gatos são a principal fonte de infecção, mas morcegos, raposas, gatos selvagens, saguis, gambás, vacas e cavalos também são portadores.
Outras informações no telefone (34) 3213-1470.