A rodada de agosto da pesquisa XP/Ipespe mostra continuidade na tendência de crescimento das avaliações negativas do governo Jair Bolsonaro
No levantamento atual são 54% os que dizem considerar o governo ruim ou péssimo contra 52% no mês passado. O crescimento na rejeição é constante desde outubro de 2020, quando 31% diziam considerar a gestão ruim ou péssima.
Na outra ponta, os que veem o governo como bom ou ótimo somam 23%, 2 pontos a menos que na pesquisa de julho. Os dois números são os piores para o governo desde o início da série.
Foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, de 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
Eleições 2022
A nova rodada da pesquisa XP/Ipespe registra continuidade na tendência de crescimento das intenções de voto no ex-presidente Lula.
Foram testados diferentes cenários, tendo em vista que ainda há muita especulação com relação aos nomes dos prováveis candidatos a Presidência da República.
Atrás de Lula e de Bolsonaro aparecem Ciro Gomes (PDT), com 10% das intenções de voto; Sérgio Moro (sem partido) com 9%; o ex- ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (Democratas) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 4% cada.
A nova rodada da pesquisa XP/Ipespe registra continuidade na tendência de crescimento das intenções de voto no ex-presidente Lula. No levantamento de agosto, ele aparece com 40%, 2 pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior, enquanto Bolsonaro tem 24%, 2 pontos a menos que na última sondagem.
Esta é a quinta pesquisa em que o ex-presidente Lula repete a tendência de alta – ele tinha 25% em março, quando seu nome voltou a ser testado.
No segundo cenário, o nome de Eduardo Leite é trocado pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB), Sérgio Moro não participa deste cenário, sendo apresentados os nomes do apresentador José Luiz Datena (PSL) e do Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM).
Em pesquisa espontânea, onde não há direcionamento de nomes, o ex- Presidente Lula abre vantagem de 6 pontos percentuais sobre o Presidente Bolsonaro.
Em todas as simulações de Segundo turno em que o ex- Presidente Lula foi citado, ele vence as disputas. A principal delas contra o Presidente Bolsonaro, teria uma diferença de 19 pontos percentuais em favor do petista. Lula também derrotaria Ciro Gomes (49% a 31%).
Já o Presidente Bolsonaro, seria derrotado em todos os cenários de 2º Turno em que foi citado. O nome de Bolsonaro é testado contra cinco potenciais adversários. Além da derrota para Lula, Bolsonaro seria derrotado por Ciro Gomes no segundo turno, (44% a 32%), perderia para Dória (37% a 35%), para Eduardo Leite (35% a 33%), na disputa contra Sergio Moro, Bolsonaro aparece numericamente atrás (36% a 30%) e por fim, seria também derrota por Mandetta (38% a 34%).
Rejeição
A pesquisa XP/Ipespe também mostra elevada rejeição ao nome de Bolsonaro, 61% dos entrevistados não votariam em Jair Bolsonaro de jeito nenhum contra 45% que afirmaram que não votariam em Luiz Inácio Lula da Silva de jeito nenhum.