Já na dose de reforço, 5 milhões de mineiros estão atrasados; ciclo vacinal completo evita casos graves da doença
Minas Gerais ultrapassou, nesta quinta-feira (31/3), a marca de 82% da população acima de cinco anos de idade vacinada com a segunda dose ou dose única do imunizante contra a covid-19. Em relação à primeira aplicação, a cobertura está em 87%. Já na dose de reforço, apenas 53% do público-alvo está imunizado. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a estimativa é a de que cerca de 5 milhões de pessoas já poderiam ter tomado a terceira injeção, mas não retornaram ao posto de saúde.
Ainda segundo a SES, considerando o prazo para se tomar a dose de reforço, sendo de 4 meses a partir da aplicação da segunda dose, e de 2 meses a partir da aplicação da dose única, o estado tem, hoje, 13,7 milhões de pessoas aptas a receber a dose de reforço.
Segundo dados do Painel Vacinômetro, em 31/3, já foram aplicadas 8,7 milhões dessas doses, ou seja, ainda há 5 milhões de pessoas que já podem tomar a dose de reforço em Minas Gerais e estão atrasadas.
O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, ressalta que as vacinas são fundamentais para o combate à pandemia. “A vacinação é segura e confere uma proteção coletiva e contra casos graves da doença. Se vacinar e seguir corretamente o ciclo das três doses é uma ação responsável com toda a comunidade, já que isso reduz a chance de transmissão do vírus e o surgimento de variantes mais agressivas”, destaca.
Quarta dose
O Governo de Minas, por meio da SES-MG, iniciou na última terça-feira (29/3) a distribuição de 533.305 vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca. A remessa é destinada à aplicação de quarta dose (segunda dose de reforço) em pessoas com 80 ou mais anos de idade.
Esse quantitativo é suficiente para imunizar todo o público-alvo no estado, estimado em 531.564 pessoas, segundo dados da Fundação João Pinheiro (FJP). Este é o 98º lote de vacinas do Ministério da Saúde e foi entregue no fim da tarde de segunda-feira (28/3), por via terrestre, à Central Estadual de Rede de Frio, na capital mineira.
Boletim
De acordo com dados do Boletim Epidemiológico desta quinta (31/3), Minas tem 3.326.360 casos confirmados da doença. Além disso, outros 54.536 casos estão em acompanhamento, enquanto que 3.210.974 de pessoas foram recuperadas. Estão confirmadas 60.850 mortes em decorrência da covid-19.
Agência Minas