Atípico para o mês de maio, termômetros devem ficar abaixo dos 10°C em SP

 

A partir deste domingo (15), as temperaturas devem cair devido a uma forte massa polar que se aproxima no país. Em São Paulo, a previsão é que na próxima quarta (18.mai), o termômetro deve ficar abaixo 10°C, frio atípico para o mês de maio. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação do Mirante de Santana, a oficial da capital, registrou 9,5°C pela última vez em 2016.

Segundo o meteorologista do Inmet, Francisco de Assis, o frio deve permanecer por mais de uma semana no país em alguns estados e regiões, principalmente no sul e sudeste. “Essa é grande primeira frente fria do ano e deve vir acompanhada de algumas outras nas próximas semanas e meses. O frio no sul do país nesse período é normal, contudo com essa intensidade em várias regiões do Brasil não é normal. As que tivemos semelhantes a essa foram em junho e julho em 2021, já no inverno. Existe a contribuição do fenômeno La Ninã, em que o ar frio chega com maior intensidade no Brasil, devido ao resfriamento das águas no pacífico equatorial, ativo desde o ano passado”.

No sul, há condições para temperaturas abaixo de zero a partir de 2ª feira (16.mai). Há possibilidade de geada em várias áreas entre os dias 19 e 22 de maio (quinta a domingo). A geada ocorre quando é formada uma camada de gelo nas superfícies devido à intensa redução de temperatura quando a umidade do ar está elevada. A possibilidade é mais forte nos estados do Sul, no sul e oeste paulista, em Mato Grosso do Sul e no sul de Minas Gerais.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a queda das temperaturas mínimas vai afetar também estados do Norte do Brasil.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *