A angústia caracteriza-se por uma junção de sentimentos e emoções desagradáveis, como culpa, mau humor, ansiedade, raiva, e ela apresenta uma série de incômodos físicos.
A angústia não permite que as pessoas vivam suas vidas, pois a sensação acompanha aonde quer que ela vá afetando a vida profissional e pessoal.
Viver constantemente em estado de angústia pode indicar a existência de um distúrbio psicológico, como depressão, síndrome do pânico e ansiedade.
Os sintomas da angústia podem ser tanto emocionais quanto físicos. A pessoa angustiada pode identificar alguns sintomas como : alta de apetite; inquietação inexplicável; respiração ofegante ou sensação de sufocamento; tristeza; irritabilidade; sensação de vazio; necessidade de fazer mudanças, mas sem um objetivo específico; insônia; enxaqueca; taquicardia; sensação de desespero; medo; desesperança.
Quando essa sensação é acompanhada de sintomas físicos, o diagnóstico ocorre mais facilmente. Quando a origem é emocional e psicológica, no entanto, as pessoas tendem a negligenciá-los.
Para aprender a gerenciar a angústia e elimina-la é necessário aprofundar na ligação com seus sentimentos. A razão para essa sensação deve ser investigada com cautela, principalmente quando surge sem razão aparente. Se tudo está indo bem em sua vida, por que você se sente angustiado?
Além disso, o gerenciamento dessa sensação é feito por meio de atividades que promovam o bem-estar emocional e físico. Assim sendo, os hobbies, os momentos de relaxamento, os vínculos afetivos e os hábitos saudáveis ganham uma nova e grande importância. Você precisa ter um pouco de tudo para encontrar o bem-estar.
Pode parecer muito para se fazer de uma só vez, mas não é! Quando tudo isso é incluído em seu modo de vida, você se acostuma e aprende a lidar com a angústia e aí fica bem mais fácil.
A terapia com o psicólogo é essencial para ajudar o angustiado a descobrir a razão dessa sensação, assim como a combatê-la de maneira saudável. Como ela está muitas vezes ligada à depressão, a terapia se faz necessária para evitar o agravamento dessa patologia.
A terapia ajudar a elevar a autoestima, os ensina a lidar com situações ruins, pontua as qualidades e pontos fortes, e modifica padrões de comportamento problemáticos que, conscientemente ou não, intensificam a angústia.
Não hesite em buscar ajuda profissional se essa sensação, ou outros sentimentos ruins, persistir e começar a atrapalhar a sua vida.